quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

43ª 

REFLEXÃO EM SALMOS
   
Salmo 23 – 2ª Parte  “Vale da sombra a morte”

No Salmo 23 Davi descreve quem Deus é. No verso 1 diz “O Senhor é o meu pastor”. Uma das características do pastor é proteger seu rebanho dos ataques das feras, da fome e da sede, levando-o para pastos verdes, águas frescas, tranquilas e curral seguro.

O Senhor como Bom Pastor nos protege dos ataques que surgem em nossas vidas. “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte não temerei mal algum, pois tu estás comigo a tua vara e o teu cajado me consolam”. Passar pelo “vale” significa passar por provações.

Mas, as provações não são de todo ruins. Elas têm como objetivo aproximar o homem de Deus. Tanto os filhos de Deus quanto aqueles que ainda não o são passam pelo vale. A diferença entre ambos é que os filhos passam por ele corajosamente, pois têm a garantia da presença confortante do Pai.

Os demais se desesperam porque não têm esta esperança e nem a Sua presença. Os filhos não temem o perigo, pois sabem que estão seguros nos braços do Pai. Não temem, nem mesmo a morte, pois têm a promessa de vida além túmulo na casa do Pai (Jo 14:2). Deus não nos abandona na provação e isto nos dá consolo “porque tu estás comigo”.

Esta passagem pelo “vale da sombra da morte” é para o nosso bem.

1.    “Bem aventurado o homem que suporta com perseverança a provação porque depois de ter sido aprovado, recebe a coroa da vida” (Tg 1:12).

2.    Deus nos disciplina para o nosso bem. Nenhuma disciplina no momento parece ser motivo de alegria, mas sim de tristeza. Mais tarde, porém, produz fruto de justiça e paz para aqueles que por ela foram exercitados.” (Hb 12:11).

O chato da provação é sua, aparente, inutilidade. Mas ela tem. Se tivermos uma atitude positiva diante dela, compreenderemos seu valor, seremos aprovados e receberemos as bênçãos decorrentes do processo. O contrário também é verdadeiro.

APLICAÇÃO

Ainda que passemos pelo vale de dor, problemas, perseguições, enfermidades, ameaça de morte ou quaisquer outras dificuldades, não precisamos nos desesperar, porque temos a promessa e garantia do consolo da presença e proteção do nosso amado Bom Pastor.

ORAÇÃO

Obrigada Pai, porque tu foste e ainda és o meu consolo na dor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário