sexta-feira, 21 de novembro de 2014

         29º REFLEXÃO EM SALMOS

                  Salmo 15:1

 “Senhor, quem habitará em teu santuário?”

No Antigo Testamento, onde o Livro dos Salmos está contido, relata o fato de que muitos vinham ao Tabernáculo para adorar a Deus (no “Santo dos Santos” estava a Arca da Aliança simbolizando a presença de Deus naquele lugar). E, ali era chamado de “A Casa de Deus”.

Para o Sumo Sacerdote entrar no Santo dos Santos, uma vez por ano para confessar os pecados do povo, antes ele mesmo precisava fazer um ritual de purificação ou morreria ao entrar lá (Êx 29). Os que vinham para este encontro anual, também, precisavam oferecer sacrifícios pelos seus pecados (Ver Levíticos).

Os cultuantes não poderiam cultuá-lo de qualquer jeito ou sofreriam pena. Os filhos do Sumo Sacerdote Arão, Nadabe e Abiu, tentaram fazer isto e morreram queimados (Lv 10:1-3).

O que Deus espera daqueles que querem cultuá-lo de verdade?
1.    Uma vida correta e controle da língua (2,3a);
2.    Relacionamentos saudáveis com o próximo (3b,4);
3.    Uso correto de sua riqueza (5).

APLICAÇÃO

Hoje, muitas pessoas, acham que podem cultuar a Deus de qualquer forma. Tem uma música que é muito cantada pelas igrejas evangélicas: “Vem, assim como estás para adorar”. Esta letra pode ter várias interpretações e uma delas é: “não precisa confessar e nem abandonar seus pecados para adorá-lo. Venha assim como estás”.

Deus não aceitou o culto de Nadabe e Abiu do jeito que eles estavam (Lv 10:1-3); não aceitou o culto de Caim por causa do seu mau procedimento (Gn 4:7); não aceitou a oferta de Ananias e Safira por causa das mentiras (At 5:1-11).

Porque Deus aceitaria o culto de quem não “zera” suas questões com Ele antes? As exigências do Salmo 15, também, servem para a igreja de hoje.

ORAÇÃO

Continua me sondando, Senhor, para me mostrares quais são os pecados que estão me impedindo de te adorar de verdade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário