sexta-feira, 7 de novembro de 2014

                25ª 

REFLEXÃO EM SALMOS

           Salmo 12

  “Faltam homens bons!”

Na época de Davi ele já reconhecia que faltavam homens bons. Mas, a situação de lá pra cá não mudou. Até acho que piorou, em muito. Algumas características destes homens maus reconhecidas por Davi em sua oração (2-4): são infiéis, mentirosos, falsos, bajuladores, soberbos, arrogantes, vis.

Até entendemos estas características encontradas nos homens maus. Mas, infelizmente, no meio dos próprios filhos de Deus existe este tipo de gente. Há salvos no governo municipal, estadual e federal que deveriam proceder bem e cumprir com seu papel de “sal e luz do mundo” (Mt 5:13,14). Mas, são uma vergonha por se meterem ou apoiarem a corrupção. 

Nas outras esferas trabalhistas, há salvos que procedem de igual modo, com desonestidade, roubalheira, trapaça, calote, mentira entre outros. Há, até na esfera eclesiástica pastores e líderes de igreja que agem como filhos das trevas com ganância por dinheiro e poder; falta de ética tanto no trato uns com os outros quanto com os membros que procuram seu gabinete; autoritarismo; entre outros, que acabam maculando seu ministério.

“Faltam homens bons!” Diz o salmista. A promessa de Deus é que ele se levantará contra estas pessoas. E em relação aos “poucos que são fiéis” diz: “tu os guardarás seguros, e desta gente nos protegerás para sempre” (7).

APLICAÇÃO

Antigamente quando alguém dizia ser cristão nem precisava dar um fio do bigode ou assinar qualquer documento como garantia de que sua palavra ou sua dívida seria honrada. Hoje em dia poucos são os cristãos que gozam da confiança da sociedade. 

Porque isto mudou? Talvez por que muitos não obedeceram o que prescreve Romanos 12:2 “E não vos conformeis (tomar a forma) com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente”. Antes, aderiram a forma como o ímpio procede e por isto perderam esta confiança e também foram incluídos na lista dos “Faltam homens bons”.

Qual a recomendação bíblica?

1.    “Seja, porém, a tua palavra sim, sim, não, não. O que disto passar vem do maligno.” (Mt 5:37)
2.    “Aparta-te do mal e pratica o que é bom; procura a paz e empenha-te por alcança-la.” (1 Pe 3:11).

ORAÇÃO


“Sonda-me Senhor e ver se há em mim algum caminho mal e guia-me pelos teus caminhos”. Senhor, livre-me de mim mesmo enquanto homem mal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário