domingo, 30 de novembro de 2014

34ª


REFLEXÃO EM SALMOS

Salmo 18 - “Vais encarar?”

Nos Salmos anteriores Davi mostra a forte perseguição dos seus inimigos contra sua pessoa. Aqui no Salmo 18 ele explode em louvor e adoração a Deus por tê-lo livrado de todos eles, inclusive de Saul.

Com fúria o Senhor se levantou contra todos os que se levantaram, com fúria, contra Davi (7-18). No verso 19 mostra a razão: “livrou-me porque me quer bem” (19). O Senhor considerou Davi justo diante dos seus inimigos e aprovou seu ministério.

Até aqui, Davi poderia dizer que não tinha mais inimigos. Todos estavam mortos (27-42). Davi conclui este Salmo reconhecendo quem é Deus para ele e quem ele é para Deus. Parceria perfeita!

APLICAÇÃO

Não somos bons inimigos!

Porque o Senhor nos quer bem, Ele se levanta, com fúria, contra todos os que se levantam contra nós. Por isto não somos bons inimigos. Os que se constituem nossos inimigos, na verdade estão declarando guerra é contra Deus “que me quer bem”.

“Ele é escudo para todos os que nele se refugiam” (30b). Antes dos inimigos nos tocar, tocam em Deus que sai em nossa defesa “porque me quer bem”. Vai encarar?

ORAÇÃO

“O Senhor vive! Bendita seja minha Rocha! Exaltado seja Deus, o meu Salvador!” (46). Obrigada Senhor pelo teu constante livramento dos que se levantam contra mim, “por me querer bem!”

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

              33ª 


REFLEXÃO EM SALMOS

     Sábia Decisão!

Salmo 17:3,4 - “Decidi que a minha boca não pecará como fazem os homens...”

Neste Salmo, Davi analisa o comportamento dos que se levantam contra ele. Mas, toma a decisão de não se iguala a eles e diz: “decidi que a minha boca não pecará como fazem os homens” (certamente se referindo ao homem mau). Mesmo diante da perseguição, Davi decide não revidar.

Dentro de nós, os filhos de Deus, existem duas naturezas: a velha e pecaminosa natureza comandada pelas obras da carne (Gl 5:19-21) e a nova natureza comandada pelo Espírito que habita em nós, nos conduzindo à prática do Seu fruto (Gl 5: 22,23).

As duas lutam entre si pelo controle do nosso corpo, ações, palavras e pensamentos. Nesta guerra só nós podemos decidir quem vence. Davi decidiu ganhar a batalha contra sua boca que pecava.

APLICAÇÃO

Diariamente temos batalhas a vencer:

ü  Oras é nossa boca que peca por ser usada de forma indevida: mentindo, sendo maledicente, caluniando e semeando contenda entre os irmãos, ou ainda, usando-a para conversas torpes.

ü  Oras precisamos lutar contra os maus e vingativos pensamentos que, por não serem vencidos, se tornam prática em nossas vidas. Quantas vezes não maquinamos o mal contra alguém e na primeira oportunidade, o praticamos.


ü  Oras lutamos contra os maus caminhos que decidimos seguir, mas que seu fim acaba em desastres, muitas vezes, irreversíveis.

Que, a exemplo de Davi, oremos contra estes inimigos e tomemos a decisão de não pecar com a boca, pensamentos, pés, mãos, olhos, ouvidos, enfim, decidamos que o Espírito Santo que habita em nós, vença esta luta. Só aí poderemos prosseguir no caminho da santificação.

ORÇÃO

Senhor, proteja-me de mim mesmo enquanto homem mal.


quarta-feira, 26 de novembro de 2014

32ª REFLEXÃO EM SALMOS


        SALMO 16: 5 

  “O Senhor é meu cálice”

O termo “cálice” na Bíblia, usado figuradamente, tem o sentido de bênçãos do Senhor (Sl 116:13). Julgamento de Deus (Is 51:17); dor e sofrimento: “Pai, se possível afasta de mim este cálice” (Mt 26:39). Cálice, também, tem a ver com unção espiritual, presença de Deus, enchimento do Espírito Santo.  

No Salmo 16:5, o Senhor é apresentado como “o meu cálice” de bênção, pois é “ele que garante meu futuro, faz com que minhas divisas caiam em lugares agradáveis e garante que tenho uma bela herança” (5,6). Ele é nossa fonte de bênçãos. Vejamos algumas bênçãos que Ele nos dispensa.

1.    “Onde abundou o pecado, superabundou a graça (Rm 5:20);
2.    “Ora, o Deus de esperança vos encha de todo o gozo, e paz em crença, para que abundeis em esperança pela virtude do Espírito Santo” (Rm 15:13);
3.    “Grandioso é em perdoar” (Is 55:7).

APLICAÇÃO

"O Senhor é o meu cálice".
Deus tem derramado bênçãos sem medidas sobre nossas vidas. Mas, muitas vezes não as percebemos ou achamos que são insignificantes para serem consideradas. No entanto, se pararmos para analisá-las, veremos que foram de vital importância para nós.

Não importa se são grandes ou pequenas, elas são bênçãos vindas do Senhor. Na tristeza Ele consolou; na dor Ele aliviou; na fome Ele alimentou; na enfermidade Ele providenciou a cura ou sua graça bastou; no luto Ele deu a paz que excede todo entendimento; para morte Ele concedeu a esperança da ressurreição.

Também deu alegria, trabalho, moradia, vestuário, estudo entre muitas outras bênçãos. Mas, Ele não quer parar por aqui. Ele é o nosso cálice e está cheio das suas ricas bênçãos para nós.

ORAÇÃO


Senhor, tu és o meu cálice, transborda em mim! Derrama em mim a unção do teu Espírito! “Enche-me até que em mim se ache só a ti!”

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

             31ª


REFLEXÃO EM SALMOS

“Tu és a minha porção!”

Salmo 16 – 2ª Parte

Quem nunca se apanhou preocupado com o suprimento de alguma necessidade, ou ainda, com o futuro. Muitas vezes deixamos de viver a bênção do presente para vivermos a ansiedade da incerteza do futuro (para nós, pois Deus já no-lo preparou - Sl 139:16).  

Mas o Salmo 16:5,6 aquieta nosso coração dizendo: “Senhor, tu és a minha porção (herança)”.

Quando a Tribo de Levi foi separada para ministrar no Tabernáculo, Deus lhe disse que não receberia uma porção de terra ou herança, como as demais. Que Ele seria sua herança, a sua porção (Js 13:14). Nunca faltou nada para os levitas.

APLICAÇÃO

“Senhor, tu és a minha porção”.

Se olharmos para traz poderemos perceber o quanto Deus foi fiel no suprimento das nossas necessidades, as vezes nos dando até mais do que estávamos precisando em determinado momento. Como “nossa porção”, “és tu que garante o nosso futuro” (5).

Se Deus foi capaz de cumprir sua promessa até aqui, O será até o fim, pois “Deus não é homem para que minta” (Nu 23:19).

Ele é “nossa porção” em cuidar de nós; em nos proteger, não das provações mas, nas provações; em prover, não exatamente, o que queremos mas, o quanto e o que necessitamos e muito mais.

ORAÇÃO

Senhor, porque tu és “a minha porção”, posso dizer: “Não tenho bem nenhum além de ti” (2). “Tenho uma bela herança” (6). Que eu descanse em ti, somente!

sábado, 22 de novembro de 2014

30ª  REFLEXÃO EM SALMOS


Salmo 16: 1-4 – 1ª Parte 

Será que temos “outros deuses?”


Na época de Davi, as pessoas viviam a mesma realidade que vivem hoje. Elas deixavam de buscar a proteção e refúgio no Deus verdadeiro para se apegar com outros deuses que, nada mais são do que instrumentos de Satanás usados para afastar as pessoas de Deus.

No verso 4 Davi mostra o fim dos que seguem a esses deuses: “Grande será o sofrimento dos que correm atrás de outros deuses”. Davi se recusa a participar de seus cultos e até mesmo de mencionar seus nomes.

Nos versos 5 e 6 mostra quem é Deus para nós: Ele é nossa porção, nosso cálice, o que garante nosso futuro, o que nos faz prosperar. Conclui dizendo “Tenho uma bela herança”. Qual outro deus é capaz disso?

APLICAÇÃO

Muitas vezes, não percebemos mas, escolhemos pessoas como nossos “deuses ou gurus” e nos momentos difíceis buscamos refúgio, primeiramente ou somente neles. Dependemos, extremamente, destes “gurus” espirituais para guiarem nossa vida.

Não que pessoas não possam nos ajudar. Mas, quando buscamos, primeiramente, a Deus, ele abre caminhos, mostra lugares, envia pessoas certas como seu socorro e instrumento.  

Criticamos os que buscam “outros deuses”, mas não agimos diferente. Para eles está reservado “grande sofrimento” (4), e para nós, seus filhos, Deus aceitará isto ou tem reservado alguma punição para os que praticam tal ato?

Só o Deus verdadeiro será capaz de nos proteger e de nos dá refúgio em meio as tempestades da vida. Que Ele mesmo envie o socorro! Que possamos dizer como o salmista “O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra”. (Sl 121:2). Ele não vem de outros deuses. A Deus toda honra e glória!

ORAÇÃO

Senhor, que eu confie somente em teu livramento. Obrigada pelas pessoas que tens enviado para me ajudar nos momentos difíceis!


sexta-feira, 21 de novembro de 2014

         29º REFLEXÃO EM SALMOS

                  Salmo 15:1

 “Senhor, quem habitará em teu santuário?”

No Antigo Testamento, onde o Livro dos Salmos está contido, relata o fato de que muitos vinham ao Tabernáculo para adorar a Deus (no “Santo dos Santos” estava a Arca da Aliança simbolizando a presença de Deus naquele lugar). E, ali era chamado de “A Casa de Deus”.

Para o Sumo Sacerdote entrar no Santo dos Santos, uma vez por ano para confessar os pecados do povo, antes ele mesmo precisava fazer um ritual de purificação ou morreria ao entrar lá (Êx 29). Os que vinham para este encontro anual, também, precisavam oferecer sacrifícios pelos seus pecados (Ver Levíticos).

Os cultuantes não poderiam cultuá-lo de qualquer jeito ou sofreriam pena. Os filhos do Sumo Sacerdote Arão, Nadabe e Abiu, tentaram fazer isto e morreram queimados (Lv 10:1-3).

O que Deus espera daqueles que querem cultuá-lo de verdade?
1.    Uma vida correta e controle da língua (2,3a);
2.    Relacionamentos saudáveis com o próximo (3b,4);
3.    Uso correto de sua riqueza (5).

APLICAÇÃO

Hoje, muitas pessoas, acham que podem cultuar a Deus de qualquer forma. Tem uma música que é muito cantada pelas igrejas evangélicas: “Vem, assim como estás para adorar”. Esta letra pode ter várias interpretações e uma delas é: “não precisa confessar e nem abandonar seus pecados para adorá-lo. Venha assim como estás”.

Deus não aceitou o culto de Nadabe e Abiu do jeito que eles estavam (Lv 10:1-3); não aceitou o culto de Caim por causa do seu mau procedimento (Gn 4:7); não aceitou a oferta de Ananias e Safira por causa das mentiras (At 5:1-11).

Porque Deus aceitaria o culto de quem não “zera” suas questões com Ele antes? As exigências do Salmo 15, também, servem para a igreja de hoje.

ORAÇÃO

Continua me sondando, Senhor, para me mostrares quais são os pecados que estão me impedindo de te adorar de verdade.


quinta-feira, 20 de novembro de 2014

29ª REFLEXÃO EM SALMOS

         Salmo 14 

“Diz o tolo em seu
coração: “Deus não
         existe””.
Só mesmo um tolo para dizer isto! Como não existe? Todos os dias temos provas de sua existência. Como isto tem se confirmado em minha vida?

1.     Oro e Ele tem me ouvido e respondido conforme Sua vontade e não a minha;

2.    Ele fala através de Sua Palavra me confrontando, admoestando, confortando, exortando, ensinando;

3.    Seu Espírito me convence do pecado existente em mim me levando ao arrependimento, confissão e mudança de atitude;

4.    Ele tem me protegido de situações perigosas diversas (se eu fosse mencionar aqui, não haveria espaço). Tem me protegido do mal (seres infernais), do homem mal (usado pelos seres infernais) e de mim mesma enquanto “homem” mal (ainda tenho a velha natureza).

5.    E você? Como Deus tem provado sua existência em sua vida?

A Bíblia diz:

1.    “Mas há um Deus nos céus que revela os mistérios;” (Dn 2:28)

2.    “Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia as obras de suas mãos” (Sl 19:1).

3.    “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória ...” (Jo 1:14).

APLICAÇÃO

Só mesmo um tolo para dizer que Deus não existe. Se isto fosse verdade o mundo já teria entrado em desespero total por falta de esperança de vida eterna com Ele. A humanidade estaria totalmente sem freio por falta do temor e obediência a Ele e Sua Palavra. A vida de alguém não teria nenhum valor para o outro e a morte seria o fim de tudo como o “tolo” prega. E a nossa fé seria em vão.

“Mas há um Deus nos céus”. E, o melhor de tudo isto é que há um Deus vivendo dentro de nós através do Espírito Santo nos dando prova a cada momento de sua existência. Glórias a Deus por isto!!!!

“Olha o infinito e vê a beleza que Deus para ti preparou:
Astros solares, terras e mares,
Vida nos ares que Deus para ti preparou.

            Queres tu acreditar na evolução
            Basta olhar em toda tua direção
            E ver que os céus proclamam a Gloria de Deus”.
                                                         
                                                                (Mana Lobão)

ORAÇÃO

Obrigada Senhor porque tu existes e existes dentro de mim!

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

         28ª REFLEXÃO EM SALMOS



             Salmo 13 

         Dias Escuros!

“Dias há tão turvos que busco em vão a presença do meu Senhor”. Esta é a letra de uma música antiga do cancioneiro evangélico. Ela expressa muito bem o estado espiritual de muitos de nós, em certos dias.


Neste Salmo, Davi estava se sentindo exatamente assim. Sofria, por causa dos inimigos que pareciam prevalecer sobre ele. Então, desabafa com Deus sua angústia. Clama para que Ele o ouça, atenda seu clamor e o livre da morte, pois seus inimigos eram cruéis. E ele estava se sentindo abandonado.


A exemplo de Davi, também enfrentamos cruéis inimigos todos os dias sejam eles espirituais, humanos, carnais entre outros. “O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar” (1 Pe 5:8).

Quais são os inimigos que temos enfrentado, além do diabo? pessoas? enfermidades? pecados guardados? nossa carne? desejos impuros ou vingativos? situações ruins diversas que nos desanimam a continuar?

Não importa qual seja o inimigo, ele é capaz de despertar em nós este sentimento de que fomos abandonados por Deus e chegamos a dizer: “Deus! ó Deus! Onde estás que não respondes?” (Castro Alves/Vozes d’África).

Jesus também, passou por momentos como estes, na sua crucificação: “Pai, porque me desamparaste?” (Mt 27:46). “O diabo sabe como vitimar uma pessoa que sofre, criando um sentimento de abandono, afastamento e rejeição”.[1]

A promessas do Senhor é : “E eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos” (Mt 28:20).

APLICAÇÃO

Estes dias turvos acontecem na vida dos filhos de Deus. E, nem sempre Ele nos livra DELES, mas SEMPRE, nos livra NELES. Como Davi, devemos clamar a Deus por livramento dos nossos inimigos (problemas) que, muitas vezes, são cruéis.

ORAÇÃO

Obrigada Senhor, porque SEMPRE me livras dos meus inimigos cruéis.




[1] McCurry, Don. Esperança para os muçulmanos. Descoberta:2012, p.318.

terça-feira, 18 de novembro de 2014

                     27ª 


REFLEXÃO EM SALMOS

Salmo 12

“Faltam homens bons!”

Na época de Davi ele já reconhecia que faltavam homens bons. Mas, a situação de lá pra cá não mudou. Até acho que piorou, em muito. Algumas características destes homens maus reconhecidas por Davi em sua oração (2-4): são infiéis, mentirosos, falsos, bajuladores, soberbos, arrogantes, vís.

Até entendemos estas características encontradas nos homens maus. Mas, infelizmente, no meio dos próprios filhos de Deus existe este tipo de gente. Há salvos no governo municipal, estadual e federal que deveriam proceder bem e cumprir com seu papel de “sal e luz do mundo” (Mt 5:13,14). 

Mas, são uma vergonha por se meterem ou apoiarem a corrupção. Nas outras esferas trabalhistas, há salvos que procedem de igual modo, com desonestidade, roubalheira, trapaça, calote, mentira entre outros. 

Há, até na esfera eclesiástica pastores e líderes de igreja que agem como filhos das trevas com ganância por dinheiro e poder; falta de ética tanto no trato uns com os outros quanto com os membros que procuram seu gabinete; autoritarismo; entre outros, que acabam maculando seu ministério. 

“Faltam homens bons!” Diz o salmista. A promessa de Deus é que ele se levantará contra estas pessoas. E em relação aos “poucos que são fiéis” diz: “tu os guardarás seguros, e desta gente nos protegerás para sempre” (7).

APLICAÇÃO

Antigamente quando alguém dizia ser cristão nem precisava dar um fio do bigode ou assinar qualquer documento como garantia de que sua palavra ou sua dívida seria honrada. Hoje em dia poucos são os cristãos que gozam da confiança da sociedade.

Porque isto mudou? Talvez por que muitos não obedeceram o que prescreve Romanos 12:2 “E não vos conformeis (tomar a forma) com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente”. 

Antes, aderiram a forma como o ímpio procede e por isto perderam esta confiança e também foram incluídos na lista dos “Faltam homens bons”.

Qual a recomendação bíblica?
1.    “Seja, porém, a tua palavra sim, sim, não, não. O que disto passar vem do maligno.” (Mt 5:37)
2.    “Aparta-te do mal e pratica o que é bom; procura a paz e empenha-te por alcança-la.” (1 Pe 3:11).

ORAÇÃO

“Sonda-me Senhor e ver se há em mim algum caminho mal e guia-me pelos teus caminhos”. Senhor, livre-me de mim mesmo enquanto homem mal!
               26ª 

REFLEXÃO EM SALMOS

Salmo 11:4 – 3ª parte

“Estou feliz por SER a tua Casa!”

No Antigo Testamento o Tabernáculo era a morada de Deus representada pela Arca da Aliança (Êx 25:8). Hoje, no Novo Testamento, Ele habita em cada um que já O recebeu como Salvador. Somos Templo do Espírito Santo, sua habitação (1 Co 3:16). 

Além Dele ver tudo o que fazemos, também vai aonde vamos, é obrigado a participar das conversas ou ações certas ou erradas que fazemos. Ele está conosco a semana toda e não só nos cultos na igreja.

É comum se ouvir, em referência a igreja: “Não pode! Aqui é a casa de Deus”. A impressão que dá é que fora da igreja podemos fazer coisas que são ilícitas dentro da igreja, pois ela é considerada a casa de Deus. 

Mas, se somos a Casa de Deus, não podemos fazer estas coisas ilícitas em lugar nenhum, pois “Seus olhos observam; seus olhos examinam os filhos dos homens” (4).

O que a Bíblia diz: “Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” (1 Co 3:16, 19).

APLICAÇÃO

Se nós temos o Espírito Santo de Deus habitando em nós, então somos o seu Templo, sua morada. Ele estará onde estivermos. Não importa se em casa, no trabalho, escola, lazer ou igreja. A igreja (prédio) é apenas o local onde a igreja do Senhor, Corpo Místico de Cristo, se reúne. 

E, ali de dentro de nós, Ele vê tudo o que fazemos, ouve tudo o que dizemos, vai para todos os lugares que formos. Portanto, precisamos ter cuidado com nossas práticas. 

Mas, acima de tudo devemos ser gratos por termos, constantemente, a presença de Deus em nós. Somos sua habitação.

ORAÇÃO:

Que privilégio, Senhor ser tua morada! Que responsabilidade Senhor, ser tua morada!


sexta-feira, 7 de novembro de 2014

                25ª 

REFLEXÃO EM SALMOS

           Salmo 12

  “Faltam homens bons!”

Na época de Davi ele já reconhecia que faltavam homens bons. Mas, a situação de lá pra cá não mudou. Até acho que piorou, em muito. Algumas características destes homens maus reconhecidas por Davi em sua oração (2-4): são infiéis, mentirosos, falsos, bajuladores, soberbos, arrogantes, vis.

Até entendemos estas características encontradas nos homens maus. Mas, infelizmente, no meio dos próprios filhos de Deus existe este tipo de gente. Há salvos no governo municipal, estadual e federal que deveriam proceder bem e cumprir com seu papel de “sal e luz do mundo” (Mt 5:13,14). Mas, são uma vergonha por se meterem ou apoiarem a corrupção. 

Nas outras esferas trabalhistas, há salvos que procedem de igual modo, com desonestidade, roubalheira, trapaça, calote, mentira entre outros. Há, até na esfera eclesiástica pastores e líderes de igreja que agem como filhos das trevas com ganância por dinheiro e poder; falta de ética tanto no trato uns com os outros quanto com os membros que procuram seu gabinete; autoritarismo; entre outros, que acabam maculando seu ministério.

“Faltam homens bons!” Diz o salmista. A promessa de Deus é que ele se levantará contra estas pessoas. E em relação aos “poucos que são fiéis” diz: “tu os guardarás seguros, e desta gente nos protegerás para sempre” (7).

APLICAÇÃO

Antigamente quando alguém dizia ser cristão nem precisava dar um fio do bigode ou assinar qualquer documento como garantia de que sua palavra ou sua dívida seria honrada. Hoje em dia poucos são os cristãos que gozam da confiança da sociedade. 

Porque isto mudou? Talvez por que muitos não obedeceram o que prescreve Romanos 12:2 “E não vos conformeis (tomar a forma) com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente”. Antes, aderiram a forma como o ímpio procede e por isto perderam esta confiança e também foram incluídos na lista dos “Faltam homens bons”.

Qual a recomendação bíblica?

1.    “Seja, porém, a tua palavra sim, sim, não, não. O que disto passar vem do maligno.” (Mt 5:37)
2.    “Aparta-te do mal e pratica o que é bom; procura a paz e empenha-te por alcança-la.” (1 Pe 3:11).

ORAÇÃO


“Sonda-me Senhor e ver se há em mim algum caminho mal e guia-me pelos teus caminhos”. Senhor, livre-me de mim mesmo enquanto homem mal!

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

                   24ª 

REFLEXÃO EM SALMOS

    Salmo 11:4 – 3ª parte

“Estou feliz por SER a tua
              Casa!”

No Antigo Testamento o Tabernáculo era a morada de Deus representada pela Arca da Aliança (Êx 25:8). Hoje, no Novo Testamento, Ele habita em cada um que já O recebeu como Salvador. 

Somos Templo do Espírito Santo, sua habitação (1 Co 3:16). Além Dele ver tudo o que fazemos, também vai aonde vamos, é obrigado a participar das conversas ou ações certas ou erradas que fazemos. Ele está conosco a semana toda e não só nos cultos na igreja.

É comum se ouvir, em referência a igreja: “Não pode! Aqui é a casa de Deus”. A impressão que dá é que fora da igreja podemos fazer coisas que são ilícitas dentro da igreja, pois ela é considerada a casa de Deus. 

Mas, se somos a Casa de Deus, não podemos fazer estas coisas ilícitas em lugar nenhum, pois “Seus olhos observam; seus olhos examinam os filhos dos homens” (4). O que a Bíblia diz: “Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” (1 Co 3:16, 19).

APLICAÇÃO

Se nós temos o Espírito Santo de Deus habitando em nós, então somos o seu Templo, sua morada. Ele estará onde estivermos. Não importa se em casa, no trabalho, escola, lazer ou igreja. 

A igreja (prédio) é apenas o local onde a igreja do Senhor, Corpo Místico de Cristo, se reúne. E, ali de dentro de nós, Ele vê tudo o que fazemos, ouve tudo o que dizemos, vai para todos os lugares que formos. 

Portanto, precisamos ter cuidado com nossas práticas. Mas, acima de tudo devemos ser gratos por termos, constantemente, a presença de Deus em nós. Somos sua habitação.

ORAÇÃO:

Que privilégio, Senhor ser tua morada! Que responsabilidade Senhor, ser tua morada! 

terça-feira, 4 de novembro de 2014

                23º 


REFLEXÃO EM SALMOS

Salmo 11:5a – 2º Parte

“Deus prova o justo”

Este Salmo trata da ação de Davi, do ímpio e da ação de Deus. Os ímpios estavam armando ciladas para prejudicar Davi, que por sua vez estava sendo aconselhado a fugir para não ser atingido. 

Mas, ele não quis fugir por acreditar no livramento de Deus, que vê a ação tanto do justo quanto do ímpio. No verso 5 diz que “Deus prova o justo”. Muitas vezes Deus usa nossos irmãos em Cristo, nossa liderança, nossa família, as enfermidades, as circunstâncias e, até o ímpio para nos provar.

PROVAÇÃO – “Ação ou meio de pôr à prova a constância, a resignação, a virtude; Situação difícil.”

Deus prova os seus, de várias formas para saber o que está em seu coração (Dt 8:2). O chato da provação é sua, aparente, inutilidade. Dependendo de minha atitude diante da provação posso ter resultados positivos ou negativos. 

Se eu tenho uma atitude de buscar saber o que essa provação tem para me ensinar (atitude positiva), recebo a bênção do aprendizado, então cresço.

Mas, se minha atitude for de mágoas, queixumes, murmuração (atitudes negativas), não aprendo nada com esta oportunidade e ainda perco a bênção que o Senhor planejou para mim. Provação tem como objetivo me aproximar de Deus e para meu crescimento espiritual.

Motivos para eu passar pela provação:

1.    “O Senhor, teu Deus, te guiou no deserto estes 40 anos, para te humilhar, para te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias ou não os seus mandamentos” (Dt 8:2).
2.    “Foi-me bom ter passado pela aflição para que aprendesse os teus decretos.” (Sl 119:71)
3.    “Bem aventurado o homem que suporta com perseverança, porque depois de ter sido aprovado, recebe a coroa da vida” (Tg 1.12).

APLICAÇÃO

Preciso procurar saber qual o motivo ou utilidade da presente provação em minha vida. Ela não é sem divino fim. Sou bem-aventurada ao passar pela provação, pois Deus vê e sabe tudo o que está acontecendo comigo e o que Ele tem para mim no futuro.

ORAÇÃO

Obrigada Senhor, porque as tuas decisões para minha vida são, absolutamente, certas. Mesmo que pareçam estranhas e difíceis, são para o meu bem.