EBD -
Teologia do Culto - Lição 28
CARACTERÍSTICAS DE CULTO CRISTÃO
3.Comunhão horizontal e vertical
3ª PARTE
CONTINUAÇÃO ...
Em Mateus 5:21-26 trata da comunhão horizontal e vertical que é a comunhão com Deus e com o irmão: “Portanto, se você estiver apresentando sua oferta diante do altar (culto a Deus) e ali se lembrar de que seu irmão tem algo contra você, deixe sua oferta ali, diante do altar, e vá primeiro reconciliar-se com seu irmão; depois volte e apresente sua oferta.”
Quando o crente não age desta forma, além de está agradando ao inimigo, ele também está ofendendo a Deus. A comunhão quebrada com o próximo impede o cultuar a Deus em espírito e em verdade.
Em 1 João 4:20,21 diz: “Se alguém afirmar: “Eu amo a Deus”, mas odiar seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê.
Ele nos deu este mandamento: Quem ama a Deus, ame também seu irmão.” Ou seja, comunhão vertical e horizontal.
Na comunhão com o irmão inclui o perdão pelas suas ofensas feitas. Perdão é não levar em consideração, em conta a ofensa. O perdão não é um sentimento (eu perdoou quando sentir que devo) e sim uma decisão (eu tomo a decisão de perdoar, de tirar a culpa daquele que me ofendeu).
Em Mateus 6:12-15 diz que se não perdoarmos, não seremos perdoado. “Se quisermos ser verdadeiros adoradores do Pai, temos de perdoar os nossos ofensores.” (CORNWELL, 1995, 82).
Se não perdoarmos nossos ofensores, não seremos perdoados dos nossos pecados. Se tivermos acúmulo de pecados em nossas vidas porque eles não foram perdoados, não poderemos ter boa relação com Deus (Is.59:2,3).
Se não tivermos boa relação com Deus não poderemos adorá-lo em espírito e em verdade. Isto se caracteriza como falta de comunhão vertical e horizontal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário