quinta-feira, 12 de março de 2015


 

98ª

REFLEXÃO EM SALMOS

SALMO 56 – 1ª Parte

Perseguidos por uns. Protegidos por UM.

O título deste Salmo mostra que sua composição foi quando os filisteus prenderam Davi em Gate. Nele Davi apresenta suas preocupações, medos diante do que fazem os seus inimigos. Também mostra as respostas aos seus medos – vem o livramento.

Preocupações de Davi:

  1. Os homens o pressionam, atacam e o oprimem (1);
  2. Eles o atacam arrogantemente. Abusam de sua autoridade para oprimi-lo (2)
  3. Eles distorcem suas palavras e tramam prejudicá-lo. Tudo o que Davi diz é usado contra ele com o objetivo de destruí-lo mesmo (5);
  4. Eles conspiram, ficam à espreita, vigiam seus movimentos na esperança de acharem alguma falha para neutralizá-lo (6).

Além de encarcerado pelos inimigos, Davi ainda estava vivendo sob essa terrível pressão e sem chance de se defender. Então Davi clama pela misericórdia de Deus e apresenta a Ele toda sua preocupação e todo o seu medo.


APLICAÇÃO

Esta é a mesma situação que muitos de nós nos encontramos hoje. Pessoas nos oprimem, atacam, torcem o sentido de nossas palavras e nos jogam contra amigos que, por acreditarem no que dizem, acabam se tornando nossos inimigos. 

Como diz a canção popular: “O amor que tu me tinhas era pouco e se acabou”.

São pessoas que vivem conspirando contra nós, que vivem vigiando nossas ações com o intuito de achar uma falha e usar isto contra nós. Seu objetivo é nos neutralizar na obra que o Senhor nos colocou. 

E se possível, nos destruir completamente como se isto fosse lhe dar paz e tranquilidade por não estarmos mais presentes.

São pessoas que, apesar de servos de Deus, estão sob a influência diabólica e muitas vezes, nem sabem disto. O que eles querem é que desçamos ao seu nível para poder ter do que nos acusar.

Mas Davi nos mostra que a atitude certa é clamar por misericórdia e livramento de Deus. Pois só Ele poderá lidar, de fato com este tipo de opressão. Paulo diz que. Nossa luta, na verdade, não é contra estes “inimigos” humanos, mas contra o inimigo maior de nossas almas (Ef 6:12). 

O problema é que “poderes e potestades do ar” podem muito bem usar “carne e sangue” para nos atingir.


ORAÇÃO

Senhor, tem misericórdia destes que dão brechas para que sejam usados por “poderes e potestades do ar”. Abre-lhes os olhos para que vejam quem está por trás de suas más ações.



Nenhum comentário:

Postar um comentário