quinta-feira, 12 de março de 2015


 

97ª

REFLEXÃO EM SALMOS

SALMO 55: 20-23 
 3ª Parte


Hipócritas!


Este Salmo, nos versos 20-23 mostra como age o homem mal. A ideia aqui é que ele tem aliados, que não está só e que por um tempo tem o apoio dos que estão à sua volta ou sob sua liderança, ou ainda, são amigos íntimos.


Mas, não demora muito ele mostra quem realmente é. No verso 21 diz que ele fala com maciez, mas, na verdade, no seu coração há guerra. Que suas palavras são suaves, mas, na verdade, elas são como punhal pronta para ferir.


Este homem é um hipócrita e a verdade não está nele, pois mostra uma coisa, em seguida mostra outra. Sua máscara cai e mostra quem realmente é. Com isto, demonstra quem está conduzindo seus sentimentos e atos – o diabo.


O salmista conclui dizendo para não se preocupar com esse tipo de gente, pois o Senhor já reservou o seu fim. O quanto a ele (Davi), confiará no Senhor (22,23).




APLAICAÇÃO

Não é raro encontrarmos em nosso meio cristão pessoas que estão à nossa volta, são autoridades sobre nós, ou ainda participam de nosso convívio íntimo que agem hipocritamente conosco.


Enquanto conversamos, demostra compreensão às nossas necessidades, dá conselhos com voz macia, piedosa e palavras suaves, mas na verdade em seus pensamentos estão maquinando o mal contra nós. Não demora muito seus pensamentos se materializam e somos atingidos.


Então vem a decepção, pois nunca imaginamos que estes, que um dia compartilharam da nossa comunhão e demonstraram ser amigos, agora se mostram como realmente o são. Dor, sofrimento, decepção e pensamentos perturbadores (2) é o que resta em nós.




Como superar isso agora? Davi mostra.



  1. Entregar estes seres nas mãos de Deus e pedir que Ele transforme seus corações e que aja conforme sua justiça (9,23);
  2. Clamar ao Senhor por livramento e crer que Ele o fará (16,19);
  3. Entregar as preocupações a Deus que cuidará de tudo (22);
  4. Confiar no Senhor (23).



ORAÇÃO




Senhor, livre-me do homem mal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário