sexta-feira, 15 de novembro de 2019


O PAPEL EDUCADOR DA IGREJA

3ª PARTE

Promotores e Agências de Educação Cristã

              A educação cristã não se limita a um trabalho feito por mulheres e direcionado para crianças. É uma responsabilidade de toda a igreja para a igreja toda, como anteriormente ressaltado. Afinal, educação cristã é ensinar alguém a ser imitador de Cristo.

1.         PROMOTORES DE EDUCAÇÃO CRISTÃ

1.1    O Pastor - faz educação cristã quando ministra os seus sermões e estudos; nos aconselhamentos individuais e coletivos ou em qualquer outra ocasião que jugar oportuna. Ao ensinar que o viver cristão objetiva a medida da estatura de Cristo, ele estará fazendo educação cristã. 

1.2    Os Departamentos - de adultos, jovens, adolescentes, crianças ou quaisquer outros, fazem educação cristã quando ensinam verdades a respeito de Cristo, incentivando seus componentes a serem seus imitadores.

1.3    A EBD - faz educação cristã quando, através de seu currículo, proporciona competências e habilidades para a vida cristã e para o exercício do serviço cristão.

1.4    As Famílias - fazem educação cristã quando obedece às recomendações bíblicas de ensinarem a seus filhos tudo o que sabem sobre Cristo. Neste sentido, a igreja é um complemento dessa aprendizagem por acrescentar sistematização.

1.5    Cada Membro da Igreja - do mais jovem ao mais idoso, faz educação cristã, quando ensina alguém a ser um verdadeiro cristão, através de palavras e ações.
A educação cristã foi norma na igreja primitiva. Todos aqueles que iam aceitando Cristo, se juntavam ao grande grupo e, com ele, “perseveravam na doutrina dos apóstolos” (At 2:42). Com isso iam sendo fortalecidos espiritualmente.

2.         AGÊNCIAS EDUCACIONAIS DA IGREJA

            Agências de Educação Cristã são as atividades que a igreja local utiliza para realizar a educação relevante. Elas acontecem durante a semana, são distribuídas nas várias programações da igreja. Todas as atividades da igreja que têm como objetivo ensinar alguém a ser imitador de Cristo, é uma agencia de educação da igreja. Exemplo: EBD; Culto dos Departamentos de União Masculina, Feminina, Jovens, Adolescentes e Crianças; Culto de Estudos Bíblicos; Culto de Celebração, entre outros.

Algumas Agências de Educação Cristã da Igreja Local

1.     Culto de Estudo Bíblico – É um culto que tem como principal objetivo ensinar as doutrinas bíblicas para a igreja.

2.     Culto aos Domingos à Noite – Têm como objetivo a evangelização, adoração, comunhão, ensino da Palavra, ações de graças entre outros. Todos estes cultos podem ser considerado como agência de educação, pois independente do motivo, sempre em sua liturgia contém algum ensino.

3.     Culto de Departamentos – de criança, adolescentes, jovens, união feminina e masculina ente outros. Cada um deles tem sua programação voltada para seu público alvo. A exemplo dos itens anteriores, estes prestam um relevante serviço à educação cristã para a igreja. Pena que muitos destes departamentos não estão aproveitando esta oportunidade educadora.

5       Liturgia Cúltica - A educação cristã deve estar contida em todas as partes do culto. Ensina-se através de uma leitura bíblica; de uma oração correta; de músicas teologicamente corretas, entre outras. Isso posto, vê-se a importância de examinar bem cada ação a fim de que não haja incoerência com as Escrituras.

6.     Escola Bíblica Dominical - EBD - Esta é a agência educacional mais completa de todas, pois apresenta em sua estrutura a função única de ensinar a Bíblia aos seus educandos. Alunos, estes, que estão divididos em classes conforme a faixa etária e em alguns casos, grupos de interesse. Esta escola obedece, também, a um currículo previamente elaborado para que o corpo discente tenha um conhecimento bíblico gradativo e sistemático.

7.     Grupos Pequenos ou Familiares - São grupos que se reúnem nas residências com o objetivo de desenvolver comunhão com Deus e com os irmãos. Aqui os salvos são firmados na fé cristã e capacitados a compartilharem com outros daquilo que receberam. Este momento também é usado para evangelizar os “sem Cristo” que comparecem ao grupo a convite. Esta não é uma invenção moderna. Uma das práticas da Igreja Primitiva era a reunião nos lares. (At 2.46,47; At 12.12; Rm 16:3-5, 14-15; Fm 1-3; I Cor 16:19).

8.     Curso Bíblico Básico - CBB
Não é justo e até temerário entregar, aos colaboradores da igreja, uma responsabilidade sem antes capacitá-los para o exercício de suas funções. Isso compromete a eficiência e a consequente excelência. Para isto a igreja pode criar cursos bíblicos básicos visando dar a cada colaborador a oportunidade de aprender mais sobre a Bíblia. Este curso não tem o propósito de substituir a formação teológica que alguns são chamados a fazer. Seu propósito é de preparar os membros da igreja que estejam dispostos a realizar a obra do Senhor de forma mais eficiente.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Como abordado anteriormente, a maneira como a igreja vai lidar com o seu programa de educação cristã é que determinará o seu sucesso ou perdas. Ela precisa desenvolver um ministério educacional que possibilite as pessoas chegarem à estatura de Cristo (Ef 4: 13), e ao desempenho de seus dons e serviços.

                   A igreja precisa colaborar para que o salvo aprenda o conteúdo da Bíblia com mais profundidade e de forma programada, de modo que contribua para o suprimento de suas necessidades de conhecimento bíblico e de sua firmeza espiritual a fim de que não se deixe levar por qualquer vento de doutrina (Ef 4:14).

Mana Lobão
Professora do SCEN
mana.lobao@outlook.com
Facebook: Mana Lobão
Blogger: Coisas de Mana Lobão



Nenhum comentário:

Postar um comentário