O PAPEL EDUCADOR DA IGREJA
2ª PARTE
EDUCAÇÃO CRISTÃ INTEGRAL
A igreja, através de uma educação cristã
relevante, tem como finalidade “a
formação integral e o preparo de cristãos, professores e pais, que irão
instruir e formar outros” (George,
1993, p.109), com o fim de preparar os santos para a obra
do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado (Ef4:12).
Neste
sentido, ela promove o crescimento do crente na sua totalidade: intelectual,
emocional, comportamental e espiritual (George,
1993, p.17). Em Lucas 2: 52 diz que “Jesus ia crescendo em sabedoria,
estatura e graça diante de Deus e dos homens.” Aqui trata desse crescimento.
A Educação Cristã com a Pessoa Toda
Intelectualmente, a pessoa se desenvolve no
conhecimento de Deus, de Seu Filho Jesus Cristo, de Sua Palavra e da Igreja de
Cristo. Isto acontecerá através de um currículo relevante no programa
educacional da igreja, onde as informações bíblicas serão passadas com
fidelidade e idoneidade (2Tm 2:2). Cada vez que um ensino for ministrado,
haverá um ampliar de conhecimento tanto do educador quanto do aprendiz. Com
isto, todos serão enriquecidos intelectualmente.
No nível
do comportamento, a educação cristã motiva o indivíduo a praticar aquilo
que aprendeu intelectualmente, da Palavra (Mt 7:24). Não basta alimentar o
intelecto dos membros, é preciso desafiá-los a praticar, cotidianamente, o que
aprenderam (Tg1:22). Para isto, o educador precisa incluir no seu ensino um
momento de aplicação das verdades bíblicas. Ao desafiá-lo, estará contribuindo
para que o aluno veja praticidade e utilidade naquilo que aprendeu. Dessa
forma, mais que uma fonte de informação, a educação cristã precisa ser,
sobretudo, uma fonte de transformação.
No nível
emocional - Cada pessoa ao chegar à igreja já traz consigo uma bagagem
emocional boa ou ruim. Algumas trazem “demandas” que precisam ser tratadas. A
igreja é um bom lugar para isto, visto ser composta de pessoas que amam e temem
ao Senhor e consequentemente, amam as pessoas que ali chegam necessitando de
auxílio.
Na área
espiritual - A “educação cristã é um meio eficaz de ajudar pessoas a crescer em
direção a uma maturidade espiritual”. (DOWNS, 2001, p.23). Quando o crente é bem alimentado
intelectualmente pela Palavra, quando suas emoções são tratadas, quando seu
comportamento é desafiado a ser semelhante a Cristo, a vida espiritual
deslancha com mais facilidade. “Se
negligenciarmos uma destas áreas, estaremos pondo em risco o desenvolvimento
das outras. E, por outro lado, sempre que conseguirmos algum avanço numa delas,
isto terá efeito sobre as outras” (HENDRICKS, 1991, p.24).
A Educação Cristã na Igreja Toda
Este ministério envolve a igreja
como um todo. É uma forma de servir à comunidade cristã. Não são apenas alguns
membros que recebem instrução na igreja, mas a igreja toda está envolvida. “Todos ensinam de uma forma ou de outra, e
todos aprendem” (George,
1993, p.19). Em Efésios 4:15,16, Paulo mostra este crescimento em conjunto,
visando a edificação de todo o corpo.
Um dos objetivos da educação cristã é fazer
com que os membros do Corpo sirvam uns aos outros “com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu
serviço, para a edificação do corpo de Cristo” (Ef4:11,12). A educação
cristã inicia no momento em que a evangelização, com a salvação do indivíduo,
termina. Ele foi ganho. A partir daí é iniciado o processo de se ensinar o crente a ser um imitador de Cristo.
A Educação Cristã
Durante o Tempo Todo
Se a educação cristã “é um processo contínuo de crescimento a
partir do nascimento até a morte” (George,
1993, p.17), ela não é realizada, apenas, durante uma hora de estudo, em alguma
agência educacional da igreja que funciona alguns dias da semana. Para que o
ensino alcance a pessoa toda, em toda a igreja e o tempo todo, é necessário que
a educação cristã seja realizada por meio de dois tipos de ensino:
a) Informal
- este ensino é realizado através dos relacionamentos; da convivência diária;
do testemunho vivido e falado; nos diálogos feitos de maneira informal; fora da
sala de aula; em um ambiente descontraído; na hora das refeições e passeios (Dt
6:7). Este é o tipo de ensino que ocorre através do exemplo.
b) Formal – É o ensino realizado através das agências de educação na
igreja local – EBD, Culto de Doutrina, nos Departamentos da Igreja entre
outras, com tema, currículo, professor, aluno, etc.
Ganhar pessoas para Cristo é
apenas o começo. É “mister cuidar em
seguida da formação dos hábitos cristãos, os quais resultarão num caráter ideal
modelado pela Palavra de Deus” (GILBERTO, 1986, p.140). É responsabilidade
da igreja fornecer uma educação cristã formal aos seus membros. Estes, por sua
vez, deverão, de maneira informal, através de suas palavras e de seu testemunho
pessoal, compartilhar com outros esse ensino aprendido e vivenciado.
CONSIDERAÇÕES
FINAIS
A
educação cristã é a base para o desenvolvimento espiritual da igreja. Através
dela a igreja é levada à maturidade cristã sem a qual seus membros jamais
chegarão “à estatura da plenitude de
Cristo” (Ef 4: 13). É ela quem acompanha a pessoa desde o seu novo
nascimento até ao final de sua vida estimulando o seu desenvolvimento pleno.
Logo, a educação cristã não é algo que acontece apenas em um momento na vida da
igreja, ela deve ser contínua e envolver toda a igreja, em todo o tempo
trabalhando a pessoa toda.
REFERÊNCIAS
DOWNS, Perry
G. Introdução à educação cristã:
ensino e crescimento. São
Paulo: Cultura Cristã, 2001.
George, Sherron K. Igreja
ensinadora: fundamentos bíblico-teológico e pedagógico da
educação cristã. São Paulo: Luz
Para o Caminho, 1993.
GILBERTO, Antonio. Manual da
escola dominical. 8.
ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1986.
HENDRICKS,
Howard. Ensinando para transformar vidas. Venda Nova- MG: Betânia, 1991.
MENDES,
Wohglaides Lobão Mendes. Nova Realidade
para a EBD. São Luis: Graffias, 2006.
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