sexta-feira, 15 de novembro de 2019


O PAPEL EDUCADOR DA IGREJA

2ª PARTE

EDUCAÇÃO CRISTÃ INTEGRAL

    A igreja, através de uma educação cristã relevante, tem como finalidade “a formação integral e o preparo de cristãos, professores e pais, que irão instruir e formar outros” (George, 1993, p.109), com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado (Ef4:12). 

Neste sentido, ela promove o crescimento do crente na sua totalidade: intelectual, emocional, comportamental e espiritual (George, 1993, p.17). Em Lucas 2: 52 diz que “Jesus ia crescendo em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens.” Aqui trata desse crescimento.
 
A Educação Cristã com a Pessoa Toda


    Intelectualmente, a pessoa se desenvolve no conhecimento de Deus, de Seu Filho Jesus Cristo, de Sua Palavra e da Igreja de Cristo. Isto acontecerá através de um currículo relevante no programa educacional da igreja, onde as informações bíblicas serão passadas com fidelidade e idoneidade (2Tm 2:2). Cada vez que um ensino for ministrado, haverá um ampliar de conhecimento tanto do educador quanto do aprendiz. Com isto, todos serão enriquecidos intelectualmente.

    No nível do comportamento, a educação cristã motiva o indivíduo a praticar aquilo que aprendeu intelectualmente, da Palavra (Mt 7:24). Não basta alimentar o intelecto dos membros, é preciso desafiá-los a praticar, cotidianamente, o que aprenderam (Tg1:22). Para isto, o educador precisa incluir no seu ensino um momento de aplicação das verdades bíblicas. Ao desafiá-lo, estará contribuindo para que o aluno veja praticidade e utilidade naquilo que aprendeu. Dessa forma, mais que uma fonte de informação, a educação cristã precisa ser, sobretudo, uma fonte de transformação.

    No nível emocional - Cada pessoa ao chegar à igreja já traz consigo uma bagagem emocional boa ou ruim. Algumas trazem “demandas” que precisam ser tratadas. A igreja é um bom lugar para isto, visto ser composta de pessoas que amam e temem ao Senhor e consequentemente, amam as pessoas que ali chegam necessitando de auxílio.

    Na área espiritual - A “educação cristã é um meio eficaz de ajudar pessoas a crescer em direção a uma maturidade espiritual”. (DOWNS, 2001, p.23). Quando o crente é bem alimentado intelectualmente pela Palavra, quando suas emoções são tratadas, quando seu comportamento é desafiado a ser semelhante a Cristo, a vida espiritual deslancha com mais facilidade. “Se negligenciarmos uma destas áreas, estaremos pondo em risco o desenvolvimento das outras. E, por outro lado, sempre que conseguirmos algum avanço numa delas, isto terá efeito sobre as outras” (HENDRICKS, 1991, p.24).

A Educação Cristã na Igreja Toda

Este ministério envolve a igreja como um todo. É uma forma de servir à comunidade cristã. Não são apenas alguns membros que recebem instrução na igreja, mas a igreja toda está envolvida. “Todos ensinam de uma forma ou de outra, e todos aprendem” (George, 1993, p.19). Em Efésios 4:15,16, Paulo mostra este crescimento em conjunto, visando a edificação de todo o corpo.

    Um dos objetivos da educação cristã é fazer com que os membros do Corpo sirvam uns aos outros “com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo” (Ef4:11,12). A educação cristã inicia no momento em que a evangelização, com a salvação do indivíduo, termina. Ele foi ganho. A partir daí é iniciado o processo de se ensinar o crente a ser um imitador de Cristo.

A Educação Cristã Durante o Tempo Todo

Se a educação cristã “é um processo contínuo de crescimento a partir do nascimento até a morte” (George, 1993, p.17), ela não é realizada, apenas, durante uma hora de estudo, em alguma agência educacional da igreja que funciona alguns dias da semana. Para que o ensino alcance a pessoa toda, em toda a igreja e o tempo todo, é necessário que a educação cristã seja realizada por meio de dois tipos de ensino:

 a) Informal - este ensino é realizado através dos relacionamentos; da convivência diária; do testemunho vivido e falado; nos diálogos feitos de maneira informal; fora da sala de aula; em um ambiente descontraído; na hora das refeições e passeios (Dt 6:7). Este é o tipo de ensino que ocorre através do exemplo.

b) Formal – É o ensino realizado através das agências de educação na igreja local – EBD, Culto de Doutrina, nos Departamentos da Igreja entre outras, com tema, currículo, professor, aluno, etc.

Ganhar pessoas para Cristo é apenas o começo. É “mister cuidar em seguida da formação dos hábitos cristãos, os quais resultarão num caráter ideal modelado pela Palavra de Deus” (GILBERTO, 1986, p.140). É responsabilidade da igreja fornecer uma educação cristã formal aos seus membros. Estes, por sua vez, deverão, de maneira informal, através de suas palavras e de seu testemunho pessoal, compartilhar com outros esse ensino aprendido e vivenciado.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A educação cristã é a base para o desenvolvimento espiritual da igreja. Através dela a igreja é levada à maturidade cristã sem a qual seus membros jamais chegarão “à estatura da plenitude de Cristo” (Ef 4: 13). É ela quem acompanha a pessoa desde o seu novo nascimento até ao final de sua vida estimulando o seu desenvolvimento pleno. Logo, a educação cristã não é algo que acontece apenas em um momento na vida da igreja, ela deve ser contínua e envolver toda a igreja, em todo o tempo trabalhando a pessoa toda.

REFERÊNCIAS

DOWNS, Perry G. Introdução à educação cristã: ensino e crescimento.  São Paulo: Cultura Cristã, 2001.
George, Sherron K.  Igreja ensinadora: fundamentos bíblico-teológico e pedagógico da educação cristã.  São Paulo: Luz Para o Caminho, 1993.
GILBERTO, Antonio.  Manual da escola dominical.  8. ed.  Rio de Janeiro: CPAD, 1986. 
HENDRICKS, Howard. Ensinando para transformar vidas. Venda Nova- MG: Betânia, 1991.
MENDES, Wohglaides Lobão Mendes. Nova Realidade para a EBD. São Luis: Graffias, 2006.


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