sexta-feira, 15 de novembro de 2019




O PAPEL EDUCADOR DA IGREJA

1ª Parte
INTRODUÇÃO

Quando Deus criou Adão e Eva e os colocou no Éden, teve o cuidado de lhes ensinar em como deveriam proceder tanto em relação às suas atividades quanto ao seu relacionamento com Deus. Durante todo o decorrer da história, vemos Deus, através da Bíblia, ensinando o seu povo a viver conforme Ele quer. Era preocupação de Deus, desde o princípio a educação de seu povo. Hoje a igreja local tem a responsabilidade de, através da Bíblia, continuar instruindo o seu povo em como proceder no ambiente onde está inserido, bem como no seu relacionamento com o próximo e com Deus.

Esta educação não é algo que acontece em momentos esporádicos mas, contínua, desde o nascimento cristão até a morte biológica.  A educação cristã transformadora prioriza um ensino teórico-bíblico substancial, bem como associa este a uma prática integral de vida cristã que vise a honra de Deus e o testemunho de seus feitos. A atenção que a igreja local vai dar ao papel educador irá determinar se ela terá sucesso ou perdas no desenvolvimento da maturidade cristã de seus membros.

Esta série “Papel Educador da Igreja” tem como objetivo mostrar à igreja local que ela tem um papel educador, desafiando-a a desenvolvê-lo com esmero e eficiência, cumprindo, assim, o que prescreve a Grande Comissão. Objetiva, também, mostrar que a educação cristã deve ser integral; identificar quais são os promotores e agências de educação cristã na igreja; e, discorrer sobre os objetivos da educação cristã. 

O QUE É EDUCAÇÃO CRISTÃ

A educação cristã, antes de qualquer conceituação, é obediência ao mandado de Cristo que disse aos seus discípulos: “Ide, portanto, fazei discípulos [...] ensinando-os” (Mt 28: 19,20). Neste sentido ela é a continuação permanente do processo que possibilitará o novo convertido a ser um imitador de Cristo. Não basta anunciar o evangelho a toda criatura (Mc 16:15), é preciso ensinar-lhe a ser cristão. Smith (1989, p.17) diz que “Educar significa [...] conduzi-las à prática dos conceitos cristãos como padrão de vida. Inclui ainda o treinamento para as funções da igreja e a motivação para uma vida de serviço em nome de Cristo”.

George (1993, p.16) define educação cristã como sendo: “Todos os esforços deliberados, sistemáticos e sustentados, pelos quais a comunidade da fé procura facilitar o desenvolvimento de um estilo cristão de vida, por parte de pessoas e grupos”. Ela diz ainda que a educação cristã tanto transforma como forma a pessoa, bem como a comunidade. Conforme Downs (2001, p.17), educação cristã “é o ministério de levar o crente à maturidade em Jesus Cristo”.

A educação cristã difere da educação secular no que diz respeito aos seus resultados. Ela é “um convite a algo que deve ser vivenciado, não apenas uma atividade a executar” (SISEMORE, 1995, p.63). A educação cristã prepara o indivíduo para viver em sociedade sim, mas também, vai além. É uma educação com resultados eternos. Por isso o educador cristão precisa assumir a postura de que ele não apenas ministra uma aula, mas é um professor que deve ter todo um investimento de tempo e de preparo para a lição que ministrará posteriormente.

Este investimento inclui preparação pessoal que contempla o estudo, a pesquisa, a construção de objetivos claros, o planejando cuidadoso de cada lição, bem como a escolha dos métodos e recursos didáticos que o ajudarão a comunicar com clareza e exatidão o conteúdo a ser exposto. Também, inclui sua preparação espiritual através da oração, leitura devocional da Bíblia, autoexame, com o propósito de se deixar usar como canal de benção. Quando o educador agir assim, ele se colocará à disposição de Deus, como instrumento sagrado, para que Ele mesmo ministre aos corações dos ouvintes. Só então será realizada uma educação cristã relevante na vida dos alunos.

Educação Cristão não é uma programação para a EBD e nem para o Departamento de Criança, apenas, como muitos acreditam. Mas, é uma responsabilidade da igreja, para a igreja toda, durante o tempo todo visando alcançar cada membro como um todo: intelectual, comportamental, emocional e espiritual.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Se a igreja for conscientizada do valor de uma educação cristã eficiente, com objetivos definidos e estratégias bem elaboradas ela deixará de ser, em alguns casos, um ponto de encontro de amigos, apenas um local de reuniões informais ou culto de adoração a Deus para se transformar, também, em uma grande e verdadeira instituição de ensino cristão com resultados presentes e eternos.

Quando a igreja tiver um esclarecimento correto a respeito do papel de um Departamento de Educação Cristã e o que ela é capaz de fazer através deste, certamente mudará seu rumo e sua estratégia de ação. Quando a igreja tomar consciência de sua missão educadora e qual a sua verdadeira função aqui na terra, cumprirá a grande comissão de Cristo: ganhar o indivíduo pra Cristo e lhe ensinar a ser cristão. E isto só acontecerá quando alguém lhe disser.

Acreditando nos benefícios que uma educação cristã relevante pode proporcionar, não só ao povo de Deus, mas à comunidade também, visto que seus efeitos se estendem até ela; vendo o quanto algumas igrejas têm estado distante do que se entende por desenvolver seu papel educador e o quanto este ato poderá ser uma mola propulsora no processo de seu crescimento tanto quantitativo quanto qualitativo é que me proponho discorrer sobre este tema, visando uma contribuição ao desenvolvimento pleno da igreja enquanto organização e organismo.

Espero poder contribuir com a igreja local através destes trabalhos. Deus os abençoe.

Mana Lobão
Professora do SCEN
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