O PAPEL EDUCADOR DA IGREJA
1ª Parte
INTRODUÇÃO
Quando
Deus criou Adão e Eva e os colocou no Éden, teve o cuidado de lhes ensinar em
como deveriam proceder tanto em relação às suas atividades quanto ao seu
relacionamento com Deus. Durante todo o decorrer da história, vemos Deus,
através da Bíblia, ensinando o seu povo a viver conforme Ele quer. Era
preocupação de Deus, desde o princípio a educação de seu povo. Hoje a igreja
local tem a responsabilidade de, através da Bíblia, continuar instruindo o seu
povo em como proceder no ambiente onde está inserido, bem como no seu
relacionamento com o próximo e com Deus.
Esta
educação não é algo que acontece em momentos esporádicos mas, contínua, desde o
nascimento cristão até a morte biológica.
A educação cristã transformadora prioriza um ensino teórico-bíblico substancial,
bem como associa este a uma prática integral de vida cristã que vise a honra de
Deus e o testemunho de seus feitos. A atenção que a igreja local vai dar ao
papel educador irá determinar se ela terá sucesso ou perdas no desenvolvimento
da maturidade cristã de seus membros.
Esta
série “Papel Educador da Igreja” tem como objetivo mostrar à igreja local que
ela tem um papel educador, desafiando-a a desenvolvê-lo com esmero e
eficiência, cumprindo, assim, o que prescreve a Grande Comissão. Objetiva, também,
mostrar que a educação cristã deve ser integral; identificar quais são os
promotores e agências de educação cristã na igreja; e, discorrer sobre os
objetivos da educação cristã.
O QUE É EDUCAÇÃO CRISTÃ
A educação cristã, antes de qualquer
conceituação, é obediência ao mandado de Cristo que disse aos seus discípulos:
“Ide, portanto, fazei discípulos [...] ensinando-os” (Mt 28: 19,20). Neste
sentido ela é a continuação permanente do processo que possibilitará o novo
convertido a ser um imitador de Cristo. Não basta anunciar o evangelho a toda
criatura (Mc 16:15), é preciso ensinar-lhe a ser cristão. Smith (1989, p.17) diz que “Educar significa [...]
conduzi-las à prática dos conceitos cristãos como padrão de vida. Inclui ainda
o treinamento para as funções da igreja e a motivação para uma vida de serviço
em nome de Cristo”.
George
(1993, p.16) define educação cristã como sendo: “Todos os esforços deliberados, sistemáticos e sustentados, pelos quais
a comunidade da fé procura facilitar o desenvolvimento de um estilo cristão de
vida, por parte de pessoas e grupos”. Ela diz ainda que a educação cristã
tanto transforma como forma a pessoa, bem como a comunidade. Conforme Downs
(2001, p.17), educação cristã “é o
ministério de levar o crente à maturidade em Jesus Cristo”.
A educação
cristã difere da educação secular no que diz respeito aos seus resultados. Ela
é “um convite a algo que deve ser
vivenciado, não apenas uma atividade a executar” (SISEMORE, 1995, p.63). A
educação cristã prepara o indivíduo para viver em sociedade sim, mas também,
vai além. É uma educação com resultados eternos. Por isso o educador cristão
precisa assumir a postura de que ele não apenas ministra uma aula, mas é um
professor que deve ter todo um investimento de tempo e de preparo para a lição
que ministrará posteriormente.
Este
investimento inclui preparação pessoal que contempla o estudo, a pesquisa, a
construção de objetivos claros, o planejando cuidadoso de cada lição, bem como
a escolha dos métodos e recursos didáticos que o ajudarão a comunicar com
clareza e exatidão o conteúdo a ser exposto. Também, inclui sua preparação
espiritual através da oração, leitura devocional da Bíblia, autoexame, com o
propósito de se deixar usar como canal de benção. Quando o educador agir assim,
ele se colocará à disposição de Deus, como instrumento sagrado, para que Ele
mesmo ministre aos corações dos ouvintes. Só então será realizada uma educação
cristã relevante na vida dos alunos.
Educação
Cristão não é uma programação para a EBD e nem para o Departamento de Criança,
apenas, como muitos acreditam. Mas, é uma responsabilidade da igreja, para a
igreja toda, durante o tempo todo visando alcançar cada membro como um todo:
intelectual, comportamental, emocional e espiritual.
CONSIDERAÇÕES
FINAIS
Se
a igreja for conscientizada do valor de uma educação cristã eficiente, com
objetivos definidos e estratégias bem elaboradas ela deixará de ser, em alguns
casos, um ponto de encontro de amigos, apenas um local de reuniões informais ou
culto de adoração a Deus para se transformar, também, em uma grande e
verdadeira instituição de ensino cristão com resultados presentes e eternos.
Quando
a igreja tiver um esclarecimento correto a respeito do papel de um Departamento
de Educação Cristã e o que ela é capaz de fazer através deste, certamente
mudará seu rumo e sua estratégia de ação. Quando a igreja tomar consciência de
sua missão educadora e qual a sua verdadeira função aqui na terra, cumprirá a
grande comissão de Cristo: ganhar o indivíduo pra Cristo e lhe ensinar a ser
cristão. E isto só acontecerá quando alguém lhe disser.
Acreditando
nos benefícios que uma educação cristã relevante pode proporcionar, não só ao
povo de Deus, mas à comunidade também, visto que seus efeitos se estendem até
ela; vendo o quanto algumas igrejas têm estado distante do que se entende por
desenvolver seu papel educador e o quanto este ato poderá ser uma mola
propulsora no processo de seu crescimento tanto quantitativo quanto qualitativo
é que me proponho discorrer sobre este tema, visando uma contribuição ao
desenvolvimento pleno da igreja enquanto organização e organismo.
Espero
poder contribuir com a igreja local através destes trabalhos. Deus os abençoe.
Mana Lobão
Professora do
SCEN
mana.lobao@outlook.com
Facebook:
Mana Lobão
Blogger:
Coisas de Mana Lobão
Nenhum comentário:
Postar um comentário