segunda-feira, 24 de outubro de 2016

219ª REFLEXÃO EM SALMOS


SALMO 133 – 1ª PARTE

Este é um salmo que era muito usado durante as peregrinações rumo ao Templo em Jerusalém por ocasião das festividades que ali eram realizadas pelos judeus. Davi escreveu este cântico mostrando a importância da harmonia familiar entre o povo de Deus.

Viverem unidos os irmãos é bom e é agradável. Esta harmonia não deveria ser apenas durante a ida ao templo, mas por ser preciosa, deveria ser cultivada durante seu viver diário com o próximo como se fossem irmãos de sangue.

Os termos bom e agradável significam aquilo que proporciona satisfação, alegria, que é belo, nobre, honroso, digno. E, ainda se sente de longe os efeitos desta comunhão entre o povo de Deus. O contrário também é verdadeiro. No verso 3b Davi diz que no lugar onde há comunhão Deus abençoa.

APLICAÇÃO

É através da vida em comunhão que o mundo reconhece que somos discípulos de Cristo. Em Atos 2:42-47 mostra como a igreja primitiva vivia. Ela perseverava na comunhão. Como consequência, Deus salvava pessoas todos os dias.

Comunhão significa viver em harmonia com o próximo. Se identificar com ele, não apenas nos bons momentos, mas em todos eles. É compartilhar o que é e o que tem com o próximo.

Quais alguns obstáculos que impedem os irmãos de viverem em união?
ü  Inveja – é o desejo violento de possuir o que o próximo tem.
ü  Ciúme – é medo de perder algo ou alguém.
ü  O que está descrito em Provérbios 6:16-19 – estes são pecados, perfeitamente, aceitos no meio da igreja. Mas, abomináveis a Deus.
ü  Falta de comunhão com Deus e sua Palavra – isto pode levar o crente a viver mais sob a influência da carne (Gl 5: 19-21).

O resultado de uma vida de comunhão é um testemunho forte. Se vivemos de maneira diferente disto, nada teremos a oferecer ao mundo perdido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário