EBD - TEOLOGIA NO CULTO - Lição 53
CAPÍTULO 6 - CONTINUAÇÃO
2. CUIDADOS COM A MÚSICA NA
1. Evitar Cantar só porque a música transmite a emoção.
(estudado anteriormente)
2. E se a música estiver correta?
Ela poderá ser ensinada para a congregação. Depois que a letra for analisada e, se necessário, corrigida, se ela tiver uma mensagem que poderá educar a congregação, então o ministério de música deve ensaia-la bem a fim de ensina-la.
Ela poderá ser usada como esboço de um sermão
Um dos proveitos que se pode tirar de uma música teologicamente correta e cheia de ensinamentos é que ela pode ser usada como esboço da mensagem em um culto.
Exemplo: O tema do culto é “Esperando o Tempo de Deus”. O pregador poderá cantar com a congregação esta música escrita abaixo e depois discorrer sobre as frases que mais têm a ver com o tema. No final cantarão outra vez a mesma música.
Agora a congregação terá uma outra visão da letra, além de ter aprendido conceitos bíblicos de forma criativa. Isto poderá ser feito com qualquer música que tenha, em sua letra, uma mensagem bíblica.
Tempo de Deus
(Ec 3 – Adaptação: Mana Lobão)
Há tempo pra todo propósito sob o céu.
Há tempo de rir e de chorar;
Há tempo de falar e de se calar;
Há tempo até pra plantar e pra arrancar.
Mas, tudo acontece dentro do tempo de Deus.
E se não for o tempo de Deus,
Então não é o tempo certo.
Pois, tudo acontece dentro do tempo de Deus.
Há tempo pra todo propósito sob o céu.
(...)
A exortação em Colossense 3:16 é: “A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração.”
AMÉM!
Nenhum comentário:
Postar um comentário