quarta-feira, 1 de abril de 2015

106ª
 

REFLEXÃO EM 

SALMOS


Salmo 63 - Deserto

Neste Salmo Davi estava foragido no deserto de Judá e sendo perseguido por Saul. Depois de ter vivido muito tempo adorando ao Senhor no Templo em Jerusalém e experimentado da sua presença, não estava sendo fácil para ele ficar longe disto. 

O deserto de Judá estava lhe impondo uma vida de sequidão em todos os aspectos.

O que Davi mais queria era adorar e louvar ao Senhor no Santuário (Lembrando que no Antigo Testamento a presença de Deus era representada pela Arca da Aliança no Tabernáculo e os Salmos foram escritos no A.T.). Mas, nas vigílias da noite Davi se lembra de quem Deus tem sido para si.

Ele é o seu Deus – a quem busca intensamente; O Seu amor é melhor do que a vida – por isto os seus lábios sempre O exaltarão; é a sua ajuda – por isso O louvará alegremente; a Sua mão direita o sustenta – por isso sua alma se apega a Deus.

Enfim, Davi reconhece quem Deus é durante sua estadia no deserto e, mesmo neste estado, adora, louva e bendiz ao Senhor que lhe ama e lhe protege.


APLICAÇÃO


Quem é Deus pra nós? Quais são os nossos desertos?

As vezes precisamos passar pelo deserto para entendermos quem Deus é para nós. O deserto tem também um caráter pedagógico para aqueles que querem aprender o que Deus quer lhe ensinar.

O deserto impõe solidão e outros sofrimentos, mas dá a oportunidade para reflexão, autoavaliação, arrependimento, confissão, desabafo e aproximação de Deus. 

Em Deuteronômio 8:2, durante a travessia no deserto Deus disse para o seu povo que o fez passar pelo deserto para saber o que estava em seu coração, se guardariam ou não os Seus mandamentos.

Deus não permitirá que passemos por qualquer deserto se for para o nosso mal. O que temos que fazer é perguntar o que Ele quer nos ensinar com aquela experiência. Então Ele vai nos mostrar qual seja a sua boa, perfeita e agradável vontade para nossa vida.

Quanto àqueles que não têm um olhar positivo diante dos desertos, estes levam o percurso todo murmurando e acusando Deus e o mundo por sua situação. 

Este não aprenderá nada e Deus ainda verá o que há em seu coração, ou seja: não guarda os seus mandamentos.

ORAÇÃO

Senhor, me mostre o que queres me ensinar através deste deserto. Amém!



Nenhum comentário:

Postar um comentário