quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

 6º Devocional em Provérbios       


 Definindo Termos - Memorizar a Palavra

 

Memorização – É decorar porções da Palavra. Ter porções da Bíblia memorizada será de grande ajuda em momentos de evangelização não programado; momentos de lutas espirituais; momentos de desânimo espiritual; em momentos de aconselhamento informal entre outros.

 É uma boa maneira de cumprir o que diz a Bíblia “Habite ricamente em vós a Palavra de Cristo.” (Cl 3:16).

Uma das partes essenciais para o crescimento cristão e comunhão com Deus é o período a sós com Ele através da leitura, estudo, meditação e memorização de sua Palavra. E não há substituto válido para isso.

SWINDOLL (2016, 70) diz que “A memorização prende as verdades de Deus à sua alma”. A Bíblia ordena: “Ata-os aos teus dedos, escreve-os na tábua do teu coração (Pv 7.3).

Não podemos viver a Palavra se ela não está entranhada em nossa mente. Nosso comportamento é comandado pelo que está em nossa mente. Se lá tem coisas boas, será assim nosso caminhar diário. O contrário também é verdadeiro.

Essas práticas devocionais como a leitura, o estudo, d meditação e a memorização da Palavra deverão nos levar a uma aplicação prática.

Inclina o teu ouvido e ouve as palavras dos sábios, e aplica o teu coração ao meu conhecimento. Porque te será agradável se as guardares no teu íntimo, se aplicares todas elas aos teus lábios” (Pv 22.17,18).




terça-feira, 1 de dezembro de 2020

 

5º Devocional em Provérbios  

                                                

 Definindo Termos - Meditar na Palavra

 

Como dito no devocional passado, antes de iniciarmos os devocionais em Provérbios, precisamos entender a diferença entre ler, estudar, meditar e memorizar a Bíblia. Qual a importância de cada uma destas etapas no processo de melhor aproveitamento do texto para nossa edificação?

 

Já vimos as etapas e a diferença entre ler e estudar a Palavra. Hoje veremos mais uma destas etapas.

 

Meditar na Palavra – O meditar inclui a leitura e o estudo da Palavra. Meditar significa refletir, falar consigo mesmo sobre o que o texto lhe diz pessoalmente.


“Quando lemos, ouvimos e estudamos a Palavra de Deus, nossa mente se torna um reservatório da verdade bíblica. Podemos então pensar, ponderar, personalizar e aplicar às nossas vidas essas verdades que escondemos em nosso coração” (SWINDOLL, 2016, 66).

No ato da meditação é bom ter papel e caneta para anotar as lições aprendidas. Cada um deve achar sua própria maneira, horário e local para isso. É o momento onde vamos falar com Deus e ouvir seus sábios conselhos através da Palavra.

Meditar na Palavra é que ela “penetre em nossas células, fale conosco, nos repreenda, nos advirta, nos console e nos transforme (Hb 4.12,13)” (SWINDOLL, 2016, 67).