quarta-feira, 23 de agosto de 2017

MEDITANDO EM SALMOS


INTRUDUÇÃO

1.    Ler, Estudar ou Meditar na Palavra?

Muitos de nós confundimos ler, meditar e estudar a Bíblia. Achamos ser a mesma coisa. Uma das partes essenciais para o crescimento cristão, para intimidade e comunhão com Deus é o período a sós com Ele através da leitura, estudo, meditação e memorização da Palavra de Deus.

1.1 Ler a Bíblia – Esta deve ser a nossa primeira ação. Conhecer, panoramicamente, a Bíblia de Gênesis a Apocalipse. “Neste percurso, o Espírito Santo age lentamente, nos reprogramando e criando em nós uma visão de mundo com base em Cristo”. (BRODERSEN, 2010, 67).

1.2  Estudar a Bíblia – Estudar já é um passo à frente. É algo que todo cristão deve fazer desde o seu novo nascimento. Aqui há a necessidade do uso de algumas ferramentas para melhor compreensão da Palavra: Concordâncias, Comentários Bíblicos, Dicionário Bíblico, entre outras ferramentas. Na igreja há vários momentos em que a Bíblia é estudada com auxílio de um professor: EBD, Culto de Doutrina, Discipulado entre outros.
1.3   Meditar na Palavra - O meditar inclui a leitura e o estudo da Palavra. Meditar significa refletir, falar consigo mesmo sobre o que o texto lhe diz pessoalmente. Brian Broderson (2010, 68) define meditar assim:
Meditar é diferente de uma leitura casual, porque requer mais tempo e concentração. Enquanto estou meditando nas Escrituras, estou orando sobre o conteúdo e, ao mesmo tempo fazendo perguntas a mim mesmo. Para quem isso foi escrito? O que quer dizer? Como se aplica a mim? Quais são as outras passagens que se relacionam com essa?

No ato da meditação é bom ter papel e caneta para anotar as lições aprendidas. Cada um deve achar sua própria maneira, horário e local para isso. É o momento onde vamos falar com Deus e ouvir seus sábios conselhos através da Palavra.

1.4  Memorização – É decorar porções da Palavra. Ter porções da Bíblia memorizada será de grande ajuda em momentos de evangelização não programado; momentos de lutas espirituais; momentos de desânimo espiritual; em momentos de aconselhamento informal entre outros. É uma boa maneira de cumprir o que diz a Bíblia “Habite ricamente em vós a Palavra de Cristo.” (Cl 3:16).


  1. DIÁRIO DEVOCIONAL

Tim LaHaye (1979, p.21) faz algumas observações em como devemos fazer para tirarmos o máximo de proveito da leitura bíblica:

2.1  Ler Diariamente – “Até a minha chegada, dedique-se à leitura (...)” (1 Tm 4:13). Assim como nosso corpo precisa de alimento diário, nossa vida espiritual também necessita de alimento.

2.2  Marcar a Duração do Tempo – 30 minutos é um tempo bom para oração, leitura e meditação da Palavra. No início é sempre difícil, depois ficaremos tão envolvidos que esqueceremos a hora.

2.3  Escolher um Lugar Definido – um lugar que ajude na concentração; que tenha um mínimo de distratores; um lugar tranquilo.

2.4  Ler com um Lápis na Mão – ler o texto por ler não vai deixar gravado em nossa mente a mensagem de Deus. O lápis nos ajudará com as anotações. Além disso, poderemos reexamina depois o que Deus nos falou naquele dia.

2.5  Ler a Bíblia Devocionalmente - pedir ao Senhor uma mensagem para o dia; lê-la em oração; procurar não interpretar um versículo isolado sem verificar seu contexto.

2.6  Escrever um Diário da Vida Devocional. O que conter neste Diário?

a)    Qual a mensagem de Deus para mim? - Uma exortação, um conselho, uma ordem, etc

b)   Qual a promessa de Deus para mim? - Ver quais as condições exigidas. Nunca devemos reivindicar uma promessa de Deus se não estivermos dispostos a satisfazermos suas condições.

c)    Analisar-se à luz do texto – fazer uma auto avaliação para descobrir o que precisa ser mudado em nossa vida à luz do texto estudado.

d)   Como aplicar este texto em minha vida? - Procurar por em prática a mensagem de Deus para nossa vida.

e)    Orar sobre o que Deus nos falou -

Exemplo prático de como fazer.

Texto - 1 João 1:9

Mensagem de Deus - Confissão de pecados

Promessa – Perdão dos pecados e purificação de toda injustiça

 Analisar-se à luz do texto – Quais os pecados que eu devo confessar?

 Aplicação Pessoal - Vou confessar os meus pecados agora (elencar por nome cada um). Se não lembrar fazer a oração de Davi: “Sonda-me ó Deus e vê se há em mim algum caminho mau”.


Orar sobre o que Deus nos falou – bem pessoal ...