segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

EBD - Teologia do Culto


Lição 38 - Continuação

3 CLASSIFICAÇÕES DA MÚSICA


A letra e a música devem ser apropriadas para o grupo que vai apresentar a música e o grupo que a mensagem vai atingir. (Conceitos e vocabulário entendidos, problemas que enfrentam na vida, perguntas que estão indagando sobre Deus e sua vida). A letra e música devem combinar com o propósito do culto, se é de: Aniversário, funeral, casamento, etc.

A Música pode ser de:

1- Exortação - encorajar a pessoa a seguir a Cristo - C.C. 301, 413, 466
2- Oração - entrega, petição, confissão - CC. 357,305
3- Testemunho - o que Deus está fazendo na vida de alguém ou expressão da alegria e confiança cristã - CC. 399, 377, 404
4- Doutrina - ensina e anima com verdades cristãs - CC.380, 323, 98
5- Adoração e Louvor – reconhecimento de quem Deus é e o que Ele tem feito – CC. 9, 135
6- Evangelismo – pregação do evangelho - 37, 92

Considerações Finais

“Nem sempre pode um sermão por si só atingir a finalidade de levar o homem a um exame íntimo. A música pode induzir o ouvinte a pensar em Deus, pensar em si mesmo, pensar nos outros...” (ICHTER, 1980, 14).

Mas para que ela cumpra seu papel educador é necessário que esteja teologicamente correta e seja cantada em espírito e em verdade. Ou então, esta foi só mais uma “cantoria”. Não foi recebida por Deus, pois só há culto, louvor e adoração quando Deus recebe.
Amém!!!!

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015




172ª REFLEXÃO EM SALMOS

SALMO 113 – Bendito seja o teu nome ...

Em mais um salmo o compositor chama o povo do Senhor para louvá-lo; a bendizer o seu nome; a dizer coisas boas e certas sobre o seu poder, sua glória e bondade para com os necessitados. Sobre o que o Senhor fez, faz e fará.

O salmista reconhece a soberania de Deus sobre todas as nações e que não há nenhum outro como o Senhor. Apesar dele ter seu trono nas alturas, sobre tudo e todos, ele também se preocupa e ver tudo o que acontece com os mortais.

Ele liberta o necessitado, supre tudo o que precisa, tira-lhe de situações humilhantes e o põe entre os exaltados. Em seu poder ele transforma o impossível aos homens em um ato realizado.

Em Israel era grande humilhação uma mulher não procriar. Mas, ele fez da mulher estéreo uma mãe. É a este Deus que o salmista chama todos para louvá-lo e para falar bem sobre a sua bondade para com seu povo.

APLICAÇÃO

Para muitos de nós é mais fácil encontrarmos e falarmos dos pontos negativos nas pessoas do que dizer algo de bom sobre elas. É mais fácil falarmos mal das pessoas do que admitirmos que as admiramos e que elas também têm virtudes (digo isso porque, muitas vezes, achamos que só nós as temos).

Se agimos assim com as pessoas não é de se admirar que também o façamos com Deus. Não que saiamos por ai falando mal dele. Mas, se não reconhecemos as suas virtudes, seus atributos, sua bondade misericordiosa para conosco é como se não víssemos que Deus é tudo isso.

O salmista nos adverte a reconhecermos todo o seu poder, glória, bondade entre outros atributos de Deus e a falarmos sobre isso com os outros. Devemos, também, falar para Ele sobre o que nós sabemos e experimentamos dele.

Esta é a nossa verdadeira adoração. “Seja bendito o nome do Senhor agora e para sempre” Aleluia!!!